Brasil pode ter 3ª onda da Covid-19 daqui a alguns meses
Secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, prevê terceira onda da covid-19, no segundo semestre deste ano. | Rovena Rosa/Agência brasil
A pandemia da covid-19 continua devastando o Brasil. O número de casos continua crescente, as internações ainda estão em patamar alto, falta de estrutura e remédios no sistema de saúde, além das vacinas que faltam chegar para a maioria da população. As informações são da CNN.
O cenário é pior do que parece e a cidade de São Paulo já se prepara para a chegada de uma terceira onda de infecções pelo coronavírus prevista para o início do segundo semestre no Brasil, segundo antecipou o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, em entrevista à CNN.
O secretário destacou que no início desse ano e do ano passado, vários países já vivem a terceira onda, destacando que “é possível, realmente, que a gente no início do segundo semestre venha a enfrentar essa terceira onda”.
Aparecido frisou ainda, que o município autorizou a importação de kits intubação pelas organizações sociais e já adquiriu 19 usinas de oxigênio para dar conta da demanda. Para ele, “é fundamental que o sistema de saúde esteja preparado com relação a insumos e oxigênio caso haja um avanço da pandemia nos próximos meses.”
O secretário ressalta ainda, que “mesmo a população já vacinada precisa continuar seguindo as recomendações necessárias, não se aglomerar e usar máscara”.
Kit intubação
Os insumos do chamado kit intubação possibilitam o relaxamento da musculatura de pacientes graves com covid-19. A combinação de medicamentos que compõem o kit proporcionam a sedação do paciente e a realização do procedimento sem dores.
O oxigênio hospitalar e alguns medicamentos do kit que chegaram a faltar em diversos estados, é fundamental para pacientes intubados em razão do agravamento da doença.