Atitudes mal vistas por gestores e colegas / Atitudes mal vistas prejudicam sua carreira
Atitudes mal vistas por gestores e colegas
Atitudes mal vistas prejudicam sua carreira
O modo como você se comporta no ambiente profissional diz muito sobre você e pode ser a
diferença entre conseguir uma promoção ou ser dispensado. Pode parecer que não,
mas primeiras impressões ainda são um dos critérios de seleção na maioria das empresas,
e a boa relação interpessoal de um funcionário é determinante para seu sucesso profissional.
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Para
se ter uma ideia, um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos,
revelou que dois terços das demissões nas empresas são causadas por
dificuldades de relacionamento com os colegas. Segundo o diretor executivo da
Innovia Training e Consulting, Ricardo Barbosa, isso significa que competência
técnica nem sempre é tudo que se espera de um funcionário e que as pessoas que
não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos acabam tendo menores
chances de serem bem sucedidas.
Ele
destaca algumas ações de etiqueta empresarial que devem ser praticados por
todos a fim de minimizar os atritos e preconceitos e manter o clima de
confiança e parceria dentro da empresa. “Elas devem abranger todo o contexto da
empresa, desde o office-boy até o presidente”, diz.
1. “Pontualidade deve
ser ponto de honra no ambiente empresarial”, defende Ricardo. Organize-se para
chegar na hora todos os dias e para cumprir os prazos propostos. Caso perceba
que não será possível atender a um compromisso no horário marcado, ligue e
informe sobre o atraso.
2. A vestimenta ainda diz muito para as pessoas. A
recomendação é usar roupas discretas e evitar decotes e cores berrantes, uma
vez que sua imagem e seriedade podem ser comprometidas. Além disso, tome
cuidados com a higiene pessoal.
3. “O ditado ‘a primeira impressão é a que fica’ deve ser levado a
sério”, diz Ricardo. Seja cordial e prestativo desde o primeiro contato, saiba
ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
4. Sempre que for entrar em um local, peça licença antes e busque
cumprimentar todas as
pessoas que estiverem presentes. “Só estenda a mão se o interlocutor o fizer
primeiro e apenas se sente se for convidado por ele”, explica o diretor
executivo da Innovia.
5. Comunique-se corretamente com as pessoas. Busque olhar nos olhos
delas, demonstre atenção ao que estão falando, não se distraia durante a
conversa e procure estabelecer um diálogo.
6. Mantenha a postura correta: não cruze os braços e evite
se sentar de qualquer jeito, ”deitando” na cadeira ou sentando na beirada.
7. “A maioria das corporações possui códigos de ética e de conduta.
Procure se informar sobre onde pode encontrá-los e leia com atenção”, orienta
Ricardo.
8. Seja organizado e demonstre isso para os gestores e
colegas. “Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa e mantenha os papéis e
arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer
membro da empresa consiga localizar quando necessário”, aconselha.
9. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Isso não
significa ficar calado durante o expediente, mas sim evitar assuntos que
exponham o seu lado pessoal ou de outra pessoa. Fofocas não combinam com o
ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
10. Cuidado com a utilização de
celulares no
trabalho. Evite fazer ligações pessoais e, caso receba alguma, busque atendê-la
em um local privado. “Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos
de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo
silencioso”, defende o profissional.
11. Além do celular, também é preciso ter cuidado com as redes sociais.
Algumas empresas proíbem completamente seu uso, enquanto outras possuem
políticas restritivas. Busque saber os limites.
12. “Amizades no
ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos de
colegas de trabalho, principalmente dentro da empresa”, alerta Ricardo,
defendendo que, na hora de realizar uma cobrança ou dar um feedback negativo,
esse limite tem de ser muito claro.
13. Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando
estiver tendo um dia difícil, reflita se os outros têm a obrigação de
compartilhar as dificuldades com você. No entanto, cuidado com as brincadeiras.
Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas
brincadeiras saudáveis, que promovam uma atmosfera alegre e equilibrada e,
principalmente, que não ultrapassem limites.
14. Busque ter jogo de cintura na hora de imprevistos e ouça a
opinião dos outros. “Muitas vezes, de opiniões divergentes se chega a um ponto
em comum correto. É preciso saber argumentar, mas também é necessário ceder”,
argumenta Ricardo.