Últimas Notícias

Prevalência de aids entre homens que fazem sexo com homens aumenta 140% em 7 anos

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, uso de preservativos entre jovens em geral é o menor da série histórica

Prevalência de aids entre homens que fazem sexo com homens aumenta 140% em 7 anos

CURITIBA - A prevalência de aids entre jovens homens que fazem sexo com homens (HSH) aumentou 140% entre 2009 e 2016. Os números do avanço, considerado expressivo, foram identificados em uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde e coordenada pela professora Lígia Kerr, da Universidade Federal do Ceará (UFC). 



Pesquisadora atribuiu em parte o aumento ao fenômeno da 'medicalização' da prevenção, em que o uso de antirretrovirais é apontado como a melhor arma para se evitar o HIV, deixando 
de lado outras estratégias importantes Foto: Morteza Nikoubazl/Reuters


Conduzido a partir de entrevistas feitas em 12 cidades brasileiras, o trabalho também identificou um aumento da prevalência entre HSH de forma geral, mas com velocidade menor do que no grupo abaixo dos 25 anos. Quando se analisam os dados gerais, a prevalência da população com HSH com HIV passou de 12,1% para 18,4% - 1,5 vez maior.
Na apresentação, Lígia atribuiu em parte o aumento ao fenômeno da "medicalização" da prevenção, em que o uso de antirretrovirais é apontado como a melhor arma para se evitar o HIV, deixando de lado outras estratégias importantes. A pesquisadora citou ainda a globalização do comportamento. O problema não estaria restrito ao Brasil, mas presente em outros países.
PARCEIROS: Super Gás Bras Revendedor Autorizado, Valdo Motos, Rogério Informática Anuncie Conosco (99) 98173-5099 Tim e WhatsaPp
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário