Eclipse solar supera 'Game of Thrones' e 'Super Bowl' com audiência de 215 milhões de americanos
De acordo com estudo da Universidade de Michigan, 88% dos adultos dos Estados Unidos assistiram ao evento de forma presencial ou eletrônica.
o último 21 de agosto, a Lua passou entre o Sol e a Terra e causou um fenômeno raro: um eclipse solar total que cruzou o território dos Estados Unidos. De acordo com pesquisa da Universidade de Michigan, 88% dos adultos americanos assistiram ao evento -- 215 milhões de pessoas.
O levantamento não contabilizou os moradores de outras regiões do mundo, como o Brasil, que podem ter visto o fenômeno pela internet. Mesmo assim, esse número representa o dobro de pessoas que assistiram aos jogos recentes do Super Bowl, um dos eventos de maior audiência nos EUA e o espaço publicitário mais caro da TV norte-americana. A estreia da série "Game of Thrones", sucesso da HBO, contou com 10,1 milhões de espectadores -- índice mais de 20 vezes menor que o de espectadores do eclipse.
Deste total de 215 milhões de pessoas, 154 milhões assistiram ao evento diretamente, na rua, enquanto 61 milhões viram de forma eletrônica. O estudo também diz que 20 milhões de pessoas viajaram para ver o eclipse.
"Este nível de interesse público e envolvimento por evento de interesse científico é incomparável", disse John Miler, diretor da Universidade de Michigan.
Ainda segundo o estudo, a maior parte dos espectadores assistiu ao eclipse junto com a família, amigos ou colegas de trabalho. Apenas 3% organizaram um grupo novo para observar o Sol.